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17/06/2022

Óleos ATF - Aplicações e Características

Os óleos ATF são, basicamente, fluídos para transmissão e direção. Entre suas indicações de uso estão a direção hidráulica e transmissões automáticas. Assim como outros componentes, o óleo ATF também está diretamente ligado ao desempenho do veículo. Além do fato que, ao utilizar um fluído ATF que não atenda corretamente às necessidades específicas indicadas pelo fabricante, isso pode resultar em graves danos ao funcionamento da transmissão.
      Este tipo de óleo é recomendado para as transmissões modernas de montadoras asiáticas, coreanas e americanas. Por exemplo: GM, Honda, Ford, Toyota, Mitsubishi, Isuzu, Mazda, Daihatsu, Hyundai e Kia.
      Na indústria automobilística existem dois padrões representativos para o ATF. Aquele especificado pela General Motors (GM) e o especificado pela Ford. O ATF utilizado nos veículos GM é chamado DEXRON, e os utilizados em veículos Ford são chamados TIPO F ou MERCON. Muitos tipos de ATF oferecidos pelos fabricantes de lubrificantes são produtos que foram aprovados pela GM ou pela Ford, contudo, nos anos mais recentes, os fabricantes de automóveis estão se voltando para a utilização de seu próprio ATF, ao invés de utilizarem ATFs aprovados por estas duas montadoras.
      Veículos equipados com transmissão automática estão ganhando cada vez mais popularidade no mercado, e com os avanços recentes na eletrônica que possibilitam incorporar mais circuitos eletrônicos de controle de mudanças nos veículos automáticos, o tamanho dos câmbios automáticos vem se tornando cada vez menores, diminuindo a quantidade de ATF utilizado para sua operação, tendo  como resultado o aumento da temperatura do lubrificante utilizado. Para a implementação do controle eletrônico, a variação na viscosidade e características de atrito do ATF devem ser minimizadas. Assim sendo, os requisitos de qualidade para o ATF estão se tornando cada vez mais rigorosos.
      O óleo ATF possui em sua formulação aditivos que melhoram significativamente sua resistência à oxidação, corrosão e borbulhamento (processo que acontece naturalmente quando se mistura óleo com ar). A presença de aditivos no óleo lubrificante (antiespumante), faz com que essas bolhas sejam dissipadas rapidamente. Assim como qualquer outro fluído, o óleo ATF também sofre com a ação do tempo, porém ele conta com uma maior resistência por estar em um ambiente sem contato constante com o ar atmosférico.
O fluído na transmissão automática desempenha uma função importante, ele transfere o torque do motor para as rodas. Em outras palavras, o óleo está em operação o tempo todo, mesmo que o veículo não esteja em movimento. O tempo passa, as aparas de metal caem nele, começa a entupir o filtro, interferindo no pleno funcionamento dos sensores, e tudo isso como um todo leva à quebra da caixa de transmissão. Na química automotiva, a "transmissão" tem a composição mais complexa, que inclui modificadores de atrito, antioxidantes, inibidores de corrosão, e vários aditivos que atuam no controle da temperatura e da viscosidade, com propriedades antidesgaste e detergentes.
O óleo ATF é um fluído de multi finalidades, atuando de diversas maneiras na transmissão. Ele é responsável por: resfriar a transmissão, limpar suas peças, lubrificar todo sistema, ajudar a transmitir força, garantir a pressão interna necessária, garantir o atrito controlado em peças de transmissão de potência e proteger os metais contra oxidação.
Visando proteger o seu câmbio é recomendável como “boa prática de manutenção” a troca periódica do fluído ATF, conforme recomendação do fabricante do seu veículo. 
 
 
Fonte:

Total Energies, 2022.

GTSHINA, 2022.

Veluplast, 2022.

Hi Tech produtos automotivos, 2022.

Multi Câmbios, 2022.

Manutenção em Foco, 2022.