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26/05/2021

5 Cuidados com o Câmbio Automático

Dirigir um veículo automático pode parecer "tão fácil quanto caminhar pelo parque", porém existem comandos que podem acabar sendo executados mesmo sem querer, podendo estes causar danos a transmissão. A seguir serão citadas 5 cuidados que se deve ter com um carro com câmbio automático:
 
1* Evite engatar o "D" (drive)  ou "R" (marcha ré) com veículo em movimento 
      Parar totalmente o veículo antes de mudar do “D” para o “R” ou vice-versa, neste simples ato, você estará causando avarias na transmissão e seus componentes. Ao mudar entre marchas opostas com o carro ainda em movimento, é a transmissão que está sendo usada para parar o carro, e não os freios.
 
2* Não colocar em "P" (parking) antes do veículo parar totalmente 
      Este erro é muito parecido com exemplo anterior, ao engatar o “P” com o carro em movimento, lembre-se de que este ato poderá causar danos à sua transmissãoQuando seu carro está na posição ”P” a transmissão fica travada, por isso as rodas não se movem. Quando engata-se o “P”, o eixo da transmissão é travado por um pino que é conectado às rodas do carro, porém se o carro ainda estiver em movimento e mudar a posição da alavanca de marcha para Parking, o pino de trava ou o eixo poderão se quebrar a ponto de inutilizá-los.
 
3* Em descidas ou desacelerações não coloque o carro na posição "N" (ponto neutro) 
      Há quem acredite que descer com o carro desengatado na posição Neutro economiza combustível, porém os carros mais modernos já dispõem dessa função no automático, quando se está em descidas. Deixar o carro descer em ponto neutro "N" irá fazer com que você tenha um menor controle sobre ele, não conseguindo acelerar caso necessite, já que só seria possível diminuir a velocidade. O carro estando em "N" nas descidas ou desacelerações, um dos principais agravantes para perder o controle sobre o carro é o motor, que fica com uma rotação mínima enquanto a bomba de óleo da transmissão trabalhará muito mais devagar, fazendo com que a lubrificação não seja suficiente o bastante podendo levar à danos internos.
 
4* Evite acelere o veículo enquanto ele estiver parado 
     Quando o condutor exercer força sobre o acelerador, com o veículo estando em ponto morto, e alterando a alavanca para o drive "D" imediatamente ele estará causando um "grande estrago" nas cintas e embreagens da transmissão automática. Ambas irão se desgastar prematuramente, e caso a aceleração continue com o veículo parado, essas partes não conseguirão mais manter a fricção, logo a transmissão começará a "escorregar" quando estiver engatada, e começará a "patinar".
 
5* Previna a entrada de água na transmissão
      Deve-se evitar transitar por áreas de alagamentos com qualquer veículo automotor, mesmo em enchentes de pequenas quantidades. Tendo como maior problema a entrada de água na transmissão automática que será absorvida pelos materiais de atrito das embreagens e cintas, fazendo com que a cola que fixa o material de atrito se dissolva, formando uma massa branca e gelatinosa que acabará espalhando-se por diferentes partes da carcaça da transmissão. Além disso, a água irá fazer com que algumas peças de metal da transmissão automática fiquem enferrujadas, gerando consequências irreversíveis. 
 
 
Fonte: 
Meu Câmbio Automático, 2020.